2º Simpósio Internacional STJ de Direito dos Povos Indígenas acontece nos dias 18 e 19 de agosto
O Superior Tribunal de Justiça vai promover, nos dias 18 e 19 de agosto, o 2º Simpósio Internacional STJ de Direito dos Povos Indígenas. Durante os dois dias de evento, autoridades, especialistas e representantes de instituições de vários países vão debater temas centrais sobre os povos originários, como estratégias de preservação do seu patrimônio cultural, demarcação de terras e promoção das línguas indígenas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.
A abertura do simpósio – cuja primeira edição ocorreu em 2023 – terá a participação do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; do ministro do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Luís Roberto Barroso; da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; da representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; da embaixadora da Austrália, Sophie Davies; do embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis; do representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Claudio Providas; e do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Caio Marinho.
A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, conduzirá a conferência de abertura ao lado de vários especialistas, entre eles o líder yanomami e escritor Davi Kopenawa.
Entre os palestrantes estrangeiros estão o representante da Corte de Apelações da Nova Zelândia e presidente do Te Kura Kaiwhakawā, Matthew Palmer; o presidente do Tribunal Nacional de Títulos Nativos da Austrália, Kevin Smith; o professor Gerald Torres, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale; e a ex-ministra da Suprema Corte da Nação Cherokee e diretora da Faculdade de Direito Sandra Day O’Connor, da Universidade Estadual do Arizona, Stacy Leeds. Os ministros Michelle O’Bonsawin, da Suprema Corte do Canadá, e Joe Williams, da Suprema Corte da Nova Zelândia, participarão remotamente, via Zoom.
Confira a programação completa do 2º Simpósio Internacional STJ de Direito dos Povos Indígenas.
Exposição fotográfica
A programação do seminário incluirá a exposição “Povos Originários: guerreiros do tempo”, do fotógrafo Ricardo Stuckert. A inauguração da mostra ocorrerá na segunda-feira (18), a partir da 19h30, no Espaço Cultural STJ, que fica no segundo andar do Edifício Plenários.
A exposição poderá ser visitada até 19 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.