Antonio Carlos Ferreira se torna Cidadão Honorário de Brasília
Em cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na última quarta-feira (15), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. A honraria é entregue a pessoas que, tendo nascido em outras unidades da federação, destacaram-se na prestação de relevantes serviços à população do DF.
Participaram da homenagem o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, e o ministro Paulo Sérgio Domingues. A honraria foi uma iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante, em conjunto com os ex-deputados Arlete Sampaio e Agaciel Maia, que exerciam o mandato em 2022.

Ministro é elogiado por sabedoria e capacidade de inovação
Para o presidente do tribunal, o ministro Antonio Carlos Ferreira, além de juiz exemplar, é conhecido pela sua humildade. “O ministro traz, naturalmente, uma grande sabedoria – não apenas jurídica, mas também uma sabedoria humana. Ele é, sobretudo, um bom homem”, resumiu.
Luis Felipe Salomão lembrou que o ministro Antonio Carlos chegou ao STJ em 2011 na vaga destinada à advocacia e se tornou um “juiz ponderado e sensato”, preocupado não apenas com a solução dos casos em julgamento, mas com as consequências mais amplas das decisões tomadas pelo STJ. Segundo Paulo Sérgio Domingues, o homenageado é “um homem de muitas vocações”, com perfil inovador, conciliador e capaz de agregar pessoas em torno de projetos importantes.
Ao agradecer o título recebido, Antonio Carlos Ferreira afirmou que a cidadania honorária confirma que a capital federal o recebeu “como um de seus filhos”.
“Agora, como cidadão de Brasília, sinto-me no dever de procurar, com os meus melhores esforços, estar à altura dessa distinção e me igualar àqueles que tiveram a honra de nascer nesse fascinante Distrito Federal e àqueles milhões que fizeram daqui a sua terra”, enfatizou.