Biblioteca do STJ ganha página com pesquisa facilitada

Biblioteca do STJ ganha página com pesquisa facilitada

A página da Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganhou uma nova versão, com visual mais atraente e acesso facilitado aos serviços e conteúdos disponíveis.

A atualização traz como principal característica a praticidade: as informações mais buscadas estão destacadas em tela única, garantindo uma navegação mais fluida e reduzindo o número de cliques até o usuário encontrar o que procura. A pesquisa no acervo, por exemplo – uma das principais demandas da biblioteca –, agora está em evidência no topo da página.

Segundo o secretário de Gestão da Informação Bibliográfica, Cristian Brayner, a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) também foi valorizada no novo espaço digital. Com 100 mil acessos por mês, o acervo conta atualmente com cerca de 190 mil documentos digitais, número que já supera os mais de 165 mil itens do acervo impresso.

“Essa mudança reflete o crescimento expressivo das coleções digitais e o compromisso do STJ em ampliar o acesso remoto à informação jurídica, democratizando o conhecimento e facilitando a pesquisa para usuários de todo o país”, comentou o gestor.

Obras raras e coleções especiais ganham espaço exclusivo

Outra novidade é a área dedicada às obras raras, que reúne uma coleção de inestimável valor histórico, com exemplares datados a partir do século XVII. Atualmente, a coleção passa pelo processo de digitalização e, em breve, estará totalmente disponível ao público.​​​​​​​

Biblioteca do STJ ganha página com pesquisa facilitada 1
A nova página da biblioteca tem espaços dedicados às obras raras e às coleções especiais de livros jurídicos.

Na área de coleções especiais, o usuário pode acessar bibliotecas particulares de renomados juristas brasileiros e navegar por textos explicativos, imagens e hiperlinks de conteúdos relacionados.

Projetos desenvolvidos pela Biblioteca do STJ, como o Programa Esperança Garcia e o Bibliotemas, também passaram a ter uma área exclusiva.

Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social do STJ, a estrutura da nova página prioriza a acessibilidade digital, permitindo que pessoas com diferentes experiências e níveis de intimidade com o universo virtual possam navegar com autonomia. Para identificar o que deveria ser destacado, foram utilizados dados colhidos por meio de ferramentas de métricas de navegação e mapas de calor, que indicam as áreas mais acessadas no ambiente virtual.

FONTE: STJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!

Logo - RMedeiros Advocacia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.