Julgamento de número recorde de processos na Quinta Turma do STJ
Na retomada do segundo semestre forense de 2025 – que, para as turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorreu nesta terça-feira (5) –, a Quinta Turma alcançou um número recorde: 2.324 processos julgados em uma única sessão.
O presidente do colegiado, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, salientou a importância do trabalho dos juízes federais e estaduais de primeira instância que atuaram de forma temporária e excepcional na análise de processos penais no STJ. A convocação dos magistrados teve o objetivo de reduzir o acervo de processos das turmas de direito criminal, evitando prescrições e fortalecendo a prestação jurisdicional.
Além de celebrar os resultados expressivos da atuação dos juízes, o presidente da Quinta Turma mencionou o empenho dos gabinetes na conferência dos processos durante o mês de julho. Ele também registrou o comprometimento da atual gestão do tribunal com a redução do acervo processual do STJ. Os juízes convocados atuam de forma remota – ou seja, não precisam se deslocar para Brasília – e sem prejuízo de suas atividades normais nos tribunais de origem.