O STJ e o novo piso para execuções dos conselhos profissionais
O novo episódio do podcast Rádio Decidendi trata do julgamento do Tema 1.193 dos recursos repetitivos, no qual a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou o entendimento de que o novo piso previsto no artigo 8º da Lei 12.514/2011, com a redação dada pela Lei 14.195/2021, deve ser aplicado imediatamente aos processos em andamento, salvo nos casos em que já tenha ocorrido a penhora.
Em conversa com o jornalista Thiago Gomide, o juiz Frederico Koehler, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, analisa os impactos da decisão para os conselhos profissionais, a natureza processual da norma aplicada e os critérios que levaram o STJ a entender que valores inferiores ao novo mínimo legal devem levar ao arquivamento da execução fiscal.
O episódio também trata das exceções à regra, como a preservação de processos em que a penhora já foi efetivada, e discute como a tese firmada contribui para a desjudicialização e a eficiência do Sistema de Justiça, além de esclarecer o que muda, na prática, para os devedores e para os conselhos após o julgamento.
Podcast
Rádio Decidendi é produzido pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do STJ. Com entrevistas e debates sobre temas definidos à luz dos recursos repetitivos e outras questões relacionadas ao sistema de precedentes, o podcast semanal pode ser conferido na programação da Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília) às segundas-feiras, às 21h30; e aos sábados e domingos, às 8h30. O novo episódio já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.