oficina Logos capacita mais 91 servidores
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, em setembro, mais uma etapa de capacitação dos seus servidores no sistema Logos, motor de inteligência artificial (IA) criado para tornar mais eficiente a produção de decisões na corte. A 6º Oficina Logos – Construção de Comandos Avançados para o Painel de Controle do STJ teve três turmas, formadas por 91 servidores das três seções do tribunal (direito público, privado e penal).
Os encontros, que incluíram oficinas de minutas e peças intermediárias, trataram de temas como introdução à IA generativa, lógica dos comandos básicos e padronização de comandos complexos. Por meio da metodologia de oficina-laboratório, os participantes aprenderam comandos (prompts) que podem ser facilmente utilizados, replicados e aprimorados para cada gabinete, atendendo às suas rotinas de trabalho.
Imersão e prática estimulam participantes
Ao final do curso, os participantes destacaram a metodologia imersiva – por meio de oficinas práticas – como uma excelente forma de aprendizado, e ressaltaram a importância da continuidade dos treinamentos no sistema Logos.
“O curso mostrou que a IA será uma ferramenta que vai trazer celeridade e nos auxiliará na compreensão das controvérsias tratadas nos recursos e na produção das decisões”, afirmou a servidora Roberta Freitas Costa de Castro, do gabinete do ministro Afrânio Vilela.
Segundo Leandro Souza Brito, do gabinete do ministro Moura Ribeiro, trabalhar com casos práticos foi um destaque do curso. “Além disso, a troca de experiências foi bem proveitosa”, comentou.
Para Fabrício Rodrigues Ramos, servidor do gabinete do ministro Messod Azulay Neto, a capacitação vai permitir um uso mais completo do sistema. “Estávamos usando o Logos de forma mais restrita aos relatórios dos processos. No curso, fomos apresentados a novas ferramentas, que permitem avançar para produzir a própria análise do mérito do recurso com a ajuda do Logos“, disse.
Clique na imagem para conferir mais depoimentos de participantes da 6º Oficina Logos.