Painel Interativo sobre amicus curiae no STJ pode ser consultado

Painel Interativo sobre amicus curiae no STJ pode ser consultado

Atualizado em tempo real, está disponível para consulta um painel interativo que relaciona os processos com a presença de amicus curiae no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O levantamento foi feito após a primeira edição do Programa STJ na Academia, realizada em 19 de maio, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ocasião em que se discutiu a participação e a importância do amicus curiae nos processos em trâmite nos tribunais superiores.

Ao todo, foram contabilizados 1.114 processos com a presença de amicus curiae no STJ desde 2006, sendo a maior parte recursos especiais (1.007), agravos em recurso especial (32) e embargos de divergência em recurso especial (24).

A Defensoria Pública da União foi a instituição que mais se utilizou desse instituto (274 casos), seguida pela Federação Brasileira de Bancos (154) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (105).

Programa promove encontros entre ministros e comunidade acadêmica

O Programa STJ na Academia prevê visitas de ministros às principais faculdades de direito do Brasil para discutirem com professores e estudantes temas jurídicos que tenham relevância prática e técnico-científica para o tribunal.

A primeira edição, realizada na capital paulista, contou com a presença do presidente da corte, ministro Herman Benjamin, e do diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, além de outros magistrados e professores.

A segunda edição vai acontecer no dia 19 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, para discutir “Aspectos jurídicos complexos das organizações criminosas: investigação, prova, colaboração premiada e outras questões”.

FONTE: STJ

Gostando do conteúdo? Compartilhe!

Logo - RMedeiros Advocacia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.