STJ lança obra em homenagem a Reynaldo Soares da Fonseca
O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, na noite desta terça-feira (12), o lançamento da obra Liber Amicorum: Homenagem aos 10 Anos do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca no Superior Tribunal de Justiça.

Com coordenação de Wilson Furtado Roberto, Aline Gomes Caselato, Guilherme Veiga, Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, Luiz Merlin e Carlos Magno Costa Teixeira, a obra celebra o percurso jurídico do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, destacando sua contribuição para o direito brasileiro.
Presente na cerimônia de lançamento, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, lembrou que, antes de ser magistrado, Reynaldo Soares da Fonseca também atuou como servidor do Judiciário, tendo profundo conhecimento e grande experiência tanto na Justiça Federal quanto na estadual.

O homenageado da noite afirmou que a obra “celebra uma trajetória jurídica de 43 anos” e que os seus textos são “mais do que uma homenagem, são um espelho dos temas que nos inquietam”.
Obra reúne contribuições de todo o país
A coletânea é dividida em dois volumes e reúne artigos de profissionais do direito e do serviço público de todo o país. São abordados temas como garantias processuais, direitos humanos, consensualidade, justiça penal, educação jurídica, meio ambiente, proteção de dados e inovação institucional.

Nacionalmente reconhecido por seu papel no avanço de temas ligados à justiça criminal e por sua exaltação ao princípio da fraternidade, Reynaldo Soares da Fonseca é ministro do STJ desde 2015, mas já acumula 33 anos de magistratura e 43 de efetivo serviço público.
Confira mais fotos do lançamento do livro no Flickr.